Skip to content
Home » Por que o peixe Betta solta bolhas na água?

Por que o peixe Betta solta bolhas na água?

  • by

Se alguma vez viu um conjunto de bolhas ou espuma na superfície da água, fique sabendo que se trata de um ninho de bolhas. Os ninhos de bolhas fazem parte do processo de reprodução do peixe Betta.

Este comportamento é completamente natural e em certos caso pode significar que o peixe está saudável e sente-se confortável no aquário. Todos os peixes Betta machos fazem bolhas como parte do seu processo de reprodução, independentemente de ser época de acasalamento ou de estar fêmea por perto.

Na natureza, os habitats dos peixes betta são muitas vezes compostos por pequenas poças de água sujas e pouco profundas, sem muito oxigênio. Ao colocar os ovos em bolhas, os ovos mantêm-se seguros, dado que a quantidade de oxigênio dissolvido é mais elevada na superfície da água, aumentando as chances de sobrevivência.

Além disso, o ninho de bolhas também é normalmente mais limpo e livre de perigos, uma vez que o fundo tem mais hipóteses de estar sujo.

O que é o ninho de bolhas?

O ninho do betta é formado por milhares de bolhas minúsculas, que o peixe produz ao ingerir o ar da superfície e ao soprar bolhas, comum em algumas espécies com o órgão labirinto, como Bettas e Gouramis.

Uma vez que os Bettas conseguem respirar ar, podem utilizar esta capacidade para produzir bolhas. Este ninho de bolhas é formado num local seguro, longe de correntes fortes e predadores, onde os ovos podem ficar alojados, até que se transformem em alevinos.

Os ninhos de bolhas encontram-se normalmente contra as paredes do aquário ou debaixo de uma superfície flutuante, como folhas, que ajudam a preservar o ninho e protegem as bolhas de rebentarem ou de se espalharem pelo aquário.

Na natureza, o macho patrulha e defende o seu território, até que uma fêmea escolha o seu ninho para a desova. Após a postura, o macho recolhe cada ovo na boca e transfere-os cuidadosamente para o seu ninho de bolhas. Quando todos os ovos estiverem no ninho, o macho guarda-os até que os alevinos se desenvolvam.

Para além de libertarem os ovos, as fêmeas de peixe betta não desempenham nenhum papel na criação ou proteção das crias. Na verdade, cabe ao macho lutar contra qualquer ameaça potencial e guardar o ninho e ventilar o ovos com as nadadeiras, para evitar o crescimento de fungos.

Se algum ovo cair do ninho, o macho vai apanhá-lo e voltar a introduzi-lo no lugar. Os ovos eclodem ao fim de alguns dias, mas as crias continuam sob a proteção do ninho de bolhas até poderem sobreviver sozinhas.

A Betta fêmea também faz ninho de bolhas?

Sim, embora seja menos comum. O comportamento dos bettas pode variar entre indivíduos e algumas fêmeas podem ocasionalmente mostrar comportamentos semelhantes à construção de ninhos de bolhas, mas não faz parte comportamento típico de reprodução.

Quando o Betta faz bolhas significa que está feliz e saudável?

O ninho de bolhas não significa necessariamente que o Betta está saudável e feliz. Embora o ninho de bolhas possa ser um bom sinal, normalmente significa apenas que o betta está simplesmente pronto para se reproduzir. 

De facto, muitos Bettas são mantidos em más condições, como pequenos aquários ou copos, mas continuam a fazer ninhos de bolhas. Por outro lado, o betta pode estar num aquário com condições perfeitas e ainda assim não fazer ninhos de bolhas.

Na verdade, os Bettas podem construir ninhos de bolhas mesmo quando não estão saudáveis, visto que a construção de ninhos de bolhas é um comportamento natural e instintivo dos machos, independentemente de sua saúde e bem-estar geral. O comportamento dos Bettas é complexo e pode exibir diferentes sinais.

Veja aqui como manter um Betta saudável.

Os outros peixes também fazem ninhos de bolhas?

Sim, outros peixes para além dos Bettas fazem ninhos de bolhas, embora não sejam muitos. Alguns exemplos de peixes e outras criaturas aquáticas que fazem ninhos de bolhas incluem. Rãs, Gouramis e enguias eléctricas.

Os peixes Betta são próximos dos Gouramis, uma vez que ambos pertencem à família Anabantidae. Alguns destes peixes vivem em condições pouco profundas e lamacentas e precisam se adaptar a condições adversas.

Os peixes que criam ninhos de bolhas são os aphrophilus, que fazem ninhos de bolhas e partilham as características de viver em águas pouco profundas, estagnadas e com pouco oxigênio Por conseguinte, partilham o objetivo de fazer ninhos de bolhas para dar fornecer níveis estáveis de oxigênio aos ovos e alevinos.

Devo remover o ninho de bolhas do Betta?

Não existe nenhuma razão ou necessidade real de remover o ninho de bolhas do aquário. No entanto, se os remover, também não há problema. 

Algumas pessoas retiram os ninhos dos Bettas e voltam a colocá-los após o aquário ter sido limpo. No entanto, pode simplesmente optar por removê-lo completamente, porque o peixe depressa construirá outro caso queira.

A única razão para deixar um ninho de Bettas intacto é se estiver a tentar reproduzi-los ou se estiver ovos ou alevinos no ninho.

É mau destruir os ninhos de bolhas do Betta?

Não é mau destruir ninhos de bolhas de betta. Na verdade, os ninhos de betta são constantemente danificados ou mesmo destruídos na natureza, isso é completamente natural e não tem problema se o Betta começar outro ninho de novo.

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *