Tipos de Peixe Betta: Cores, padrões e nadadeiras

Tipos de peixe betta

A identificação do tipo ou variedade de peixe Betta pode ser uma tarefa muito desafiante. Na verdade, os tipos de Bettas podem ser reconhecidos pelas nadadeiras, cores ou padrão. Além disso, podem surgir inúmeras combinações únicas, que dão origem a variedades verdadeiramente magníficas e deslumbrantes.

Quer saber qual tipo de Betta você tem?

Confira o nosso guia completo, onde partilhamos as principais diferenças nas características físicas das variedades mais comuns.

Como identificar o tipo de Betta

1. Cor

Sem dúvida, uma das característica mais marcantes dos peixes Betta, é a impressionante variedade de cores. Então, nesta primeira lista, pode consultar as principais cores do Betta:

Azul

Peixe Betta Azul

Vermelho

Peixe Betta de Cor vermelha

Branco

Peixe Betta Branco

Preto

Peixe Betta Preto

Roxo

Peixe Betta Roxo

Rosa

Peixe Betta Rosa

Amarelo

Peixe Betta Amarelo

Gás de Mostarda

Outras cores mais raras:

  • Turquesa
  • Verde “Alien” (Híbrido)
  • Chocolate
  • Laranja
  • Cobre
  • Dourado
  • Albino

2. Padrões

Além da coloração uniforme, os Bettas podem ter diversos padrões. Estes padrões variam entre dois a vários tons de cores e diferentes pigmentações. Os principais padrões do peixe Betta são:

Bicolor

Peixe Beta Bicolor

Geralmente, o Betta bicolor é tem uma cor sólida no corpo e uma cor secundária nas nadadeiras.

Multicolor

Betta multicolor

O betta Multicolor tem três ou mais cores no corpo e nadadeiras. Podem incluir-se em diferentes padrões, desde cores sólidas a padrões de mármore e brilhos metálicos.

Marble ou Mármore

O Betta mármore possui um gene responsável por mudanças de cor, que podem mudar sua coloração continuamente durante toda a sua vida. O Betta Koi ou Betta Candy são exemplos deste padrão.

Peixe Betta Candy
Betta Candy
Peixe Betta Koi
Betta Koi

Dálmata

Um dos padrões mais raros, parecido com o Betta Mármore, mas com padrões mais pronunciados semelhantes a um dálmata. Normalmente, as pintas estão situadas nas nadadeiras. Uma das variedade mais cobiçadas é o Betta dálmata laranja.

Betta do Camboja

Os Bettas do Camboja têm um corpo rosa pálido emparelhado com nadadeiras vermelhas. Esta variedade é caracterizada pela ausência de manchas tanto no corpo quanto nas nadadeiras, apresentado tipicamente cores sólidas.

Butterfly ou Borboleta

Exibe duas ou mais cores distintas, mas o último terço da cauda apresenta uma coloração mais clara, podendo mesmo ser branca.

Peixe Betta Butterfly

Dragon Scale

As escamas no corpo são distintamente delineadas e têm um brilho metálico, que lembra as características de um dragão. Esta variedade de Betta pode exibir diversas cores e tipos de nadadeira caudal. No entanto, a característica mais marcante do Betta Dragon Scale, reside na camada extra de escamas que pode começar a crescer sobre os olhos, levando a possíveis problemas de visão.

Peixe Betta Dragon Scale
  • Consulte aqui cores e padrões mais raros.

3. Nadadeiras e cauda

Embora o Betta cauda de véu seja o mais comum de se encontrar em lojas de aquarismo, existem muitas outras variedades disponíveis. A reprodução seletiva levou a uma ampla variedade de caudas e nadadeiras.

Estes são os tipos de cauda mais comuns:

Veil Tail ou Cauda de véu

Esta é a variedade de Betta mais comum de se encontrar e exibe nadadeiras e cauda longas e fluídas.

Peixe betta cauda de véu a nadar

Crown Tail ou “Pente”

As nadadeiras criam longos espigões que se assemelham a uma coroa.

Peixe Betta cauda de pente

Halfmoon ou Meia Lua

O nome surge da sua nadadeira caudal com a forma de meia lua, com uma abertura de 180º. No entanto, quando o círculo da cauda é maior que 180˚, é conhecido como “Over-Halfmoon”

Peixe Betta Meia Lua

Full Moon

O Betta Full Moon é muito parecido com o Half Moon, mas a diferença está na cauda. O Full Moon tem uma cauda dupla com abertura superior a 180º, enquanto o Half Moon apresenta uma única cauda, com uma abertura máxima de 180º.

Peixe Betta Full Moon

Feathertail ou Rosetail

Os Bettas rabo de rosa ou Rosetail, têm um cauda em forma de meia-lua, mas com excesso de ramificações. Essas ramificações criam um efeito de sobreposição, que se assemelha a uma rosa ou pena.

Peixe Betta Feather Tail

Plakat

O nome Plakat tem origem tailandesa e significa peixe lutador. Esta é a variedade mais próxima do Betta Selvagem, também conhecida como Betta de nadadeiras curtas. São frequentemente confundidos com fêmeas devido às suas nadadeiras mais curtas, porém, os machos geralmente exibem cores mais vivas e intensas.

Peixe Betta Plakat

Betta Selvagem

O Betta Splendens encontrado na natureza.

Peixe Betta Selvagem

Double Tail ou Cauda Dupla

Possui uma nadadeira caudal dupla. O gene responsável por esta característica pode ser encontrado em qualquer tipo de Betta.

Betta Double Tail
Plakat Double Tail

Dumbo

As nadadeiras peitorais são muito grandes e se assemelham às orelhas de um elefante. Podem ser encontradas com qualquer tipo de cauda, mas na maioria das vezes são Half Moon.

Delta

A cauda lembra a letra delta do alfabeto grego, em forma triangular.

Super Delta

O Super Delta possui uma cauda maior que a variação delta. É muitas vezes confundido o Halfmoon, porque a cauda pode ter uma abertura muito próxima de 180º.

Peixe Betta Super Delta

Spade Tail

A cauda lembra uma espada, devido à sua forma oval que estreita no final e forma uma saliência pontiaguda.

Peixe Betta Spade Tail

Como posso melhorar a cor do meu peixe Betta?

O segredo para que o seu peixe Betta exiba as cores mais vívidas e intensas, reside principalmente na sua dieta. A ração de alta qualidade para Betta (Link afiliado) fornece nutrientes essenciais e intensificadores de cor que não só melhoram a sua saúde como também intensificam as suas tonalidades naturais.

Leia também:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *